terça-feira, 31 de janeiro de 2017

PEITO BOVINO ASSADO COM ERVAS E ESPECIARIAS

Domingo é o dia nacional da comilança. Principalmente um domingo chuvoso. O jeito é almoçar fora ou cozinhar. Eu prefiro a segunda opção. Gosto de fazer minha própria comida. Gosto de ir a restaurantes, mas a conjugação da crise econômica com os altos preços dos vinhos e da comida servida tem restringido minha ida aos restaurantes. Em casa, abro minhas boas garrafas e cozinho por  menos do que custa um prato num bom restaurante. Mas, afirmo: gosto de comer em restaurantes.

Resolvi fazer uma carne de forno. Ao estilo dos assados americanos. Usei peito bovino, carne dura que se presta ao cozimento longo e que costuma ter uma generosa camada de gordura. Muita gente vai comentar: peito? Carne com gordura na dieta? Vou explicar meu ponto de vista.

Fui ao açougue e comprei duas peças de peito bovino. Comprei ervas e especiarias: páprica doce, páprica picante, louro, alho, mostarda, cebola. Tudo em pó. E ainda ervas secas: tomilho e orégano.

Em casa, fiz uma mistura com as ervas e especiarias. Então, retirei pacientemente o excesso de gordura da carne, deixando apenas uma camada fina, para garantir a maciez do assado. E ainda adotei outro procedimento para deixar o preparo ainda mais magro.

Piquei vegetais para fazer uma cama na assadeira. Meus cachorros, do lado de fora da cozinha, mostravam-se ansiosos. Sinal de que o cheiro era bom. Meus cachorros gostam de coisas boas. O nível de intensidade com que avançam nos pequenos bocados dos preparos que dou para eles provarem confirmam a intensidade e qualidade do que fiz. Meus cães são meus provadores oficiais.

Tudo montado, carne envolvida em temperos, papel alumínio enrolado, a forma foi para o forno. Foram cinco horas de paciente espera. Durante esse tempo tive fome. Comi chancliches com berinjelas grelhadas, que tinha na geladeira. Então veio a vontade louca de comer doce. É fatal nas tardes de domingo. Tapeei com um iorgurte light e uma banana. Despistei a larica.

Quando tirei a forma do forno, o que provei foi um assado extremamente macio e suculento, de comer de colher. Muuuiiiitoooo saboroso. A pequena camada de gordura que deixei na carne drenou para dentro do corte, com o calor, amaciou a carne e escorreu para a assadeira, compondo o molho.

Passei então esse molho gordo formado na assadeira para uma vasilha e levei à geladeira. A camada de gordura se solidificou. Retirei a gordura e o molho ficou magro. Reduzi assim, substancialmente, a gordura do preparo. O pequeno fio de gordura que ficou na superfície superior da carne pode ser descartado na hora de comer. E aí temos um preparo magro, suculento, muito saboroso.

Acompanhei o peito com salada verde. E, como não poderia deixar de ser, principalmente por ser domingo, com um belo cálice de Cabernet Sauvignon. Nesse dia foi um chileno.

Abaixo a receita. Saúde!


CARNE DE FORNO COM ERVAS E ESPECIARIAS


Ingredientes:

2 peças com cerca de dois quilos de peito bovino (pode ser uma se quiser. Mas pela demora no preparo, prefiro sempre fazer duas)
2 cebolas grandes
1/2 pimentão (opcional)
5 dentes grandes de alho
1 cenoura grande
1 talo de salsão
1 lata de polpa de tomates italianos
1/2 garrafa de vinho branco
2 colheres de sopa de páprica doce
1 colher de sopa de páprica picante
2 colheres de sopa de alho em pó
2 colheres de sopa de cebola em pó
2 colheres de sopa de mostarda em pó
1 colher de chá de louro em pó
2 colheres de sopa de orégano seco
2 colheres de sopa de tomilho seco
Pimenta do reino e sal a gosto


Modo de fazer:

* Misture, numa vasilha, as pápricas doce e picante, o alho, a cebola, a mostarda e o louro em pó. Acrescente o orégano e o tomilho. Dê um toque de pimenta do reino a gosto e cerca de uma colher de sopa de sal. Misture tudo muito bem. Reserve.


* Corte a cebola em pedaços grandes, o pimentão, a cenoura e o salsão. Descasque o alho e distribua tudo no fundo da assadeira. Espalhe o tomate pelado sobre os vegetais e, em seguida, o vinho.



* Retire o excesso de gordura da carne. Espalhe o tempero e envolva toda a carne.




* Eu fiz duas peças. Você faz uma se quiser. Acomode a(s) peça(s) sobre a cama dos ingredientes do molho. Envolva com papel alumínio e leve ao forno por 5 horas, forno baixo/médio, entre 150 e 180 graus.



Depois de cinco horas, retire a assadeira do forno. Tire o alumínio e transfira todo o líquido do molho para uma vasilha. Leve à geladeira para que a gordura se concentre na superfície e se solidifique. Remova a gordura, fatie a carne e sirva com saladas ou legumes cozidos. 


BUON APPETITO!

sábado, 28 de janeiro de 2017

A foto de abertura desse blog tem o objetivo de confirmar o seu propósito. Quando se fala em dieta, todo mundo lembra da cenoura e beterraba raladas, das fatias de tomate, folhas de alface, purê de batatas, peixes, frango e carnes grelhadas. Não que isso não seja bom. Mas um regime ou dieta não precisa se restringir a isso.

Nesse blog, vou dividir com vocês a minha experiência diária para perder 16 quilos. Já fiz diversas dietas. Nelas mudei totalmente meus hábitos alimentares. Emagreci rapidamente mas quando voltei a incluir no cardápio ingredientes que havia cortado, comecei a engordar novamente. Na mesma velocidade em que emagreci. Isso aconteceu cerca de seis vezes.

Desta vez minha dieta será diferente. Com base no que me foi proposto pelo endocrinologista e nas minhas experiências anteriores com dietas, vou criar minhas próprias receitas para emagrecer. Emagrecer sem pressa nem neurose. Perder peso devagar, apreciando pratos de dar água na boca. Comer bem, como sempre fiz, mas optando por diminuir o excesso de azeite, evitar as carnes mais gordas, limitar os carbohidratos.

A primeira receita será a dos camarões que estão na abertura do blog. A partir dessa receita, vou publicar todas as receitas que elaborar para emagrecer. Não tenho intenção de propor um estilo de dieta para as pessoas seguirem. Não sou médico nem nutricionista para fazer isso. Sou um cozinheiro, com formação profissional e alegria diante de um fogão. Também não vou me preocupar em estampar número de calorias, tabela nutricional etc. Apenas publicarei as receitas e comentários pertinentes sobre elas. Puro prazer.

Farei receitas usando o mínimo de gordura, bulbos, especiarias e ervas. Utilizarei proteínas magras e abusarei das verduras. E, claro, não esquecerei de um pouco de carbohidrato. Afinal de contas, pão é fundamental (que me perdoem aqueles que se abstêm de glúten, não por necessidade, mas por opcão). Assim como são fundamentais os legumes, um pouco de massa, o arroz. Em quantidades muito modestas.

Que tal esses deliciosos camarões para o almoço deste domingo? Alguém é capaz de resistir?



CAMARÕES GRELHADOS EM AZEITE AROMÁTICO


400 g de camarões rosa ou branco graúdos
1/2 pacote de sal grosso
1/3 de xícara de azeite de oliva
2 dentes de alho grandes finamente laminados
2 colheres de sopa de salsa fresca picada.


Modo de fazer:

* Coloque o azeite frio numa panelinha com o alho.
* Leve ao fogo brando e não deixe levantar fervura. Quando ameaçar levantar fervura, retire do fogo.
   Faça isso por umas três vezes. O objetivo é confitar o alho (ele ficará transparente) e aromatizar o
   azeite. Retire do fogo e deixe esfriar naturalmente.
* Abra os camarões pelas costas, sem dividi-los totalmente. Retire o intestino. Reserve.
* Cubra o fundo de uma frigideira com sal grosso. Ligue o fogo e deixe o sal esquentar muito bem.
* Coloque os camarões na frigideira, com as cascas em contato com o sal. Eles irão cozinhar com o
   calor do sal.
* Quando as cascas estiverem avermelhadas e a carne se mostrar brilhante, esbranquiçada e
   suculenta, vire-os e deixe cozinhar por mais dois ou três minutos. Não cozinhe demais para não
   secarem.
* Retire os camarões da frigideira e acomode-os numa vasilha.
* Pincele o azeite aromatizado sobre a carne dos camarões. Coloque também um pouco do alho
   confitado.
* Polvilhe também salsa fresca bem picadinha.
* Divida os camarões em dois pratos e sirva imediatamente, acompanhado de uma boa salada de
   folhas.
* Essa porção serve generosamente 2 pessoas.


Harmonização - Uma tacinha de 100 ml vinho para acompanhar não será crime. Um Sauvingon
                           Blanc ou Chardonnay fresco, sem ou com pouca passagem por barricas.

BUONO APPETITO!