terça-feira, 31 de janeiro de 2017

PEITO BOVINO ASSADO COM ERVAS E ESPECIARIAS

Domingo é o dia nacional da comilança. Principalmente um domingo chuvoso. O jeito é almoçar fora ou cozinhar. Eu prefiro a segunda opção. Gosto de fazer minha própria comida. Gosto de ir a restaurantes, mas a conjugação da crise econômica com os altos preços dos vinhos e da comida servida tem restringido minha ida aos restaurantes. Em casa, abro minhas boas garrafas e cozinho por  menos do que custa um prato num bom restaurante. Mas, afirmo: gosto de comer em restaurantes.

Resolvi fazer uma carne de forno. Ao estilo dos assados americanos. Usei peito bovino, carne dura que se presta ao cozimento longo e que costuma ter uma generosa camada de gordura. Muita gente vai comentar: peito? Carne com gordura na dieta? Vou explicar meu ponto de vista.

Fui ao açougue e comprei duas peças de peito bovino. Comprei ervas e especiarias: páprica doce, páprica picante, louro, alho, mostarda, cebola. Tudo em pó. E ainda ervas secas: tomilho e orégano.

Em casa, fiz uma mistura com as ervas e especiarias. Então, retirei pacientemente o excesso de gordura da carne, deixando apenas uma camada fina, para garantir a maciez do assado. E ainda adotei outro procedimento para deixar o preparo ainda mais magro.

Piquei vegetais para fazer uma cama na assadeira. Meus cachorros, do lado de fora da cozinha, mostravam-se ansiosos. Sinal de que o cheiro era bom. Meus cachorros gostam de coisas boas. O nível de intensidade com que avançam nos pequenos bocados dos preparos que dou para eles provarem confirmam a intensidade e qualidade do que fiz. Meus cães são meus provadores oficiais.

Tudo montado, carne envolvida em temperos, papel alumínio enrolado, a forma foi para o forno. Foram cinco horas de paciente espera. Durante esse tempo tive fome. Comi chancliches com berinjelas grelhadas, que tinha na geladeira. Então veio a vontade louca de comer doce. É fatal nas tardes de domingo. Tapeei com um iorgurte light e uma banana. Despistei a larica.

Quando tirei a forma do forno, o que provei foi um assado extremamente macio e suculento, de comer de colher. Muuuiiiitoooo saboroso. A pequena camada de gordura que deixei na carne drenou para dentro do corte, com o calor, amaciou a carne e escorreu para a assadeira, compondo o molho.

Passei então esse molho gordo formado na assadeira para uma vasilha e levei à geladeira. A camada de gordura se solidificou. Retirei a gordura e o molho ficou magro. Reduzi assim, substancialmente, a gordura do preparo. O pequeno fio de gordura que ficou na superfície superior da carne pode ser descartado na hora de comer. E aí temos um preparo magro, suculento, muito saboroso.

Acompanhei o peito com salada verde. E, como não poderia deixar de ser, principalmente por ser domingo, com um belo cálice de Cabernet Sauvignon. Nesse dia foi um chileno.

Abaixo a receita. Saúde!


CARNE DE FORNO COM ERVAS E ESPECIARIAS


Ingredientes:

2 peças com cerca de dois quilos de peito bovino (pode ser uma se quiser. Mas pela demora no preparo, prefiro sempre fazer duas)
2 cebolas grandes
1/2 pimentão (opcional)
5 dentes grandes de alho
1 cenoura grande
1 talo de salsão
1 lata de polpa de tomates italianos
1/2 garrafa de vinho branco
2 colheres de sopa de páprica doce
1 colher de sopa de páprica picante
2 colheres de sopa de alho em pó
2 colheres de sopa de cebola em pó
2 colheres de sopa de mostarda em pó
1 colher de chá de louro em pó
2 colheres de sopa de orégano seco
2 colheres de sopa de tomilho seco
Pimenta do reino e sal a gosto


Modo de fazer:

* Misture, numa vasilha, as pápricas doce e picante, o alho, a cebola, a mostarda e o louro em pó. Acrescente o orégano e o tomilho. Dê um toque de pimenta do reino a gosto e cerca de uma colher de sopa de sal. Misture tudo muito bem. Reserve.


* Corte a cebola em pedaços grandes, o pimentão, a cenoura e o salsão. Descasque o alho e distribua tudo no fundo da assadeira. Espalhe o tomate pelado sobre os vegetais e, em seguida, o vinho.



* Retire o excesso de gordura da carne. Espalhe o tempero e envolva toda a carne.




* Eu fiz duas peças. Você faz uma se quiser. Acomode a(s) peça(s) sobre a cama dos ingredientes do molho. Envolva com papel alumínio e leve ao forno por 5 horas, forno baixo/médio, entre 150 e 180 graus.



Depois de cinco horas, retire a assadeira do forno. Tire o alumínio e transfira todo o líquido do molho para uma vasilha. Leve à geladeira para que a gordura se concentre na superfície e se solidifique. Remova a gordura, fatie a carne e sirva com saladas ou legumes cozidos. 


BUON APPETITO!

4 comentários:

  1. valeu a dica, mas fiz uma nesse estilo domingo com uma alcatra. Ficou uma delicia.

    ResponderExcluir
  2. E a dica do camarão, seu ixtepô? Botas a foto do camarão e das a dica de carne. Sacanagem. kk
    Ixpia o meu blog: https://sergionativo.blogspot.com.br/ abs!

    ResponderExcluir
  3. Bacana Sérgio! Com alcatra fica mais leve! Abração.

    ResponderExcluir
  4. Bacana Sérgio! Com alcatra fica mais leve! Abração.

    ResponderExcluir